quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

ATUAL DIRETOR DO HRTM

DR. EIDER BARRETO DE MEDEIROS, PELA TERCEIRA VEZ DIRETOR DO HOSPITAL REGIONAL TARCÍSIO MAIA. ATUAL DIRETOR, DESDE 16 DE JULHO DE 2012

HISTÓRICO DO HOSPITAL REGIONAL "TARCÍSIO MAIA"


HOSPITAL REGIONAL “TARCÍSIO MAIA”
     O HRTM - Hospital Regional Tarcísio de Vasconcelos Maia (NA ÉPOCA COM na época com o nome  Hospital Regional Tancredo Neves),  foi inaugurado no dia 10 de maio de 1986 e passou a funcionar no dia primeiro de agosto de 1986, situado na Rua Projetada SN, no Bairro do Aeroporto, Mossoró-RN, que teve como primeiro diretor o Dr. Luiz Gonzaga Brulhões (1934 – 2006). Foi construído na gestão do então governador José Agripino Maia, mossoroense, nascido a 23 de maio de 1945, filho do ex-governador Tarcísio de Vasconcelos Maia e de Josereca Tavares Maia, prefeito de Natal, duas vezes  governador e atualmente no quarto mandato de Senador da República. Na época da inauguração Mossoró era administrada pelo saudoso Jerônimo Dix-huit Rosado Maia (21-05-1912 – 22-10-1996). O Secretário Estadual de Saúde era  o severianense, Dr. Leônidas Ferreira de Paula (20-02-1935 – 03-04-2009).
     O HRTM é um hospital geral, de médio porte, destinado a URGÊNCIA/EMERGÊNCIA, com funcionamento 24 horas. O mesmo é o segundo maior no Estado do Rio Grande do Norte, perdendo somente para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal. Considerado de referência, visto que atende toda a grande Mossoró, região Oeste Potiguar e parte de municípios vizinhos dos estados da Paraíba e Ceará.
      Na época da inauguração foram oferecidos os seguintes serviços: AMBULATORIAL, PRONTO SOCORRO (URGÊNCIA/EMERGÊNCIA), INTERNAÇÃO EM CLÍNICA MÉDICA, CIRÚRGICA, PEDIÁTRICA, UPI (UNIDADE DE PACIENTES INFECTADOS), UTI (UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA) e  OBSTÉTRICA.
     Na parte de Obstetrícia existiam o Centro Obstétrico e o Alojamento Conjunto. A unidade oferecia nesta área os seguintes serviços: PRÉ NATAL, PARTO NORMAL, PARTO CESÁREA e CURETAGEM.
   Devido ao baixo índice de internação no setor obstétrico, o mesmo no final de 1994, foi desativado, surgindo assim outra especialidade como o serviço de traumatologia.
    Atualmente o Hospital Regional Tarcísio Maia dispõe de 106 leitos destinados para internação e 24 leitos destinados a observação no Pronto Socorro, distribuídos entre adultos e crianças.
     Hoje, dia 13 de dezembro de 2012, o quadro de pessoa do HRTM conta com 752 funcionários, sendo 682 da Secretaria Estadual de Saúde e70 são terceirizados, das empresas: GARRA SEGURANÇA e JMT SERVICE, profissionais contratados que fazem serviços de limpeza e segurança do mesmo.
EX-DIRETORES:
1 – DR. LUIZ GONZAGA BRULHÕES
2 – DR. VICENTE DE PAULA MORAIS
3 – Dra. ROSALBA CIARLINI ROSADO
4 – DR. DAMIÃO ALFREDO DE CARVALHO NOBRE
5 – DR. FRANCISCO JOSÉ CURY DE MEDEIROS
6 – DR. ANTONIO XAXÁ FILHO
7 – DR. NILSON PEDRO CHAVES
8 – DR. EIDER BARRETO DE MEDEIROS
9 – DR. RAIMUNDO FERNANDES JÚNIOR
10 – DR. WALTER DE SOUZA PINTO
11 – DR. HAROLDO AMARAL DUARTE
12 – DR. ELIEZER LAURINDO DA SILVA
13 – DR. MARCELO DUARTE
14 – DR. NEY ROBSON
FONTE: JUREIDE DE BRITO ALMEIDA

DR. LUÍS GONZAGA BRULHÕES, 1° DIRETOR DO HRTM


DR. LUÍS GONZAGA
Dr. Luiz Gonzaga Brulhões, natural de Natal, nascido em 1934 e faleceu em sua terra natal no dia 2 de abril de 2006. Simplicidade, companheirismo e prontidão em servir estiveram presentes na vida do neurocirurgião desde pequeno. Durante muitos anos de vida dedicou sua vida profissional a saúde pública do Rio Grande do Norte. Além de secretário estadual, no governo de José Agripino Maia, ele foi diretor dos hospitais Walfredo Gurgel, Onofre Lopes, Santa Catarina, Universitário e em 1986 fundou o Hospital Regional “Tancredo Neves, hoje “Tarcísio Maia”, em Mossoró, tendo sido seu primeiro diretor. Em 1990, E foi em Mossoró que o Dr. Bulhões prestou seu último trabalho de saúde pública no Estado do Rio Grande do Norte, na secretaria municipal de saúde, durante a terceira administração da prefeita Rosalba Ciarlini Rosado, atual governadora do Rio Grande do Norte. Esse trabalho lhe rendeu um apelido de “RÁDIO QUEBRADO”, tendo em vista que seu companheiro de assessoria, o Dr. Leônidas  Ferreira durante a viagem entre Natal e Mossoró falava muito, enquanto, o dr. Bulhões apenas escutava.,
Dr. Bulhões Gonzaga uma característica interessante. Quem não o conhecia achava ele uma pessoa chata, mas era na verdade uma pessoa maravilhosa. Um médico extremamente dedicado ao paciente, fosse ele da rede pública ou privada. Seus colegas o chamavam de “RATO DE HOSPITAL”, porque sempre que procurava, ele estava lá. Muitos médicos atuantes hoje no Rio Grande do Norte foram alunos do Dr. Bulhões Gonzaga

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

JOSÉ AGRIPINO MAIA, GOVERNADOR NA ÉPOCA

NATURAL DE MOSSORÓ-RN, NASCIDO A 23 DE MAIO DE 1945, FILHO DE  TARCÍSIO DE VASCONCELOS MAIA E DE JOSERECA TAVARES MAIA, PREFEITO DE NATAL, EM 1979, GOVERNADOR DO RIO GRANDE DO NORTE, ELEITO EM 1982 E 1990. ATUALMENTE NO QUARTO MANDATO DE SENADOR DA REPÚBLICA, ELEITOS EM 1986, 1994, 2002 E 2010

LEÔNIDAS FERREIRA, SECRETÁRIO DE SAÚDE NA ÉPOCA

LEÔNIDAS FERREIRA DE PAULA, nasceu na povoação de Malhada Vermelha, na época, município de Apodi, posteriormente o de Itaú e atualmente SEVERIANO MELO, nascido a 20 de fevereiro de 1935, filho de FRANCISCO FERREIRA PINTO e de FRANCISCA NORONHA. No pleito eleitoral de 15 de novembro de 1982, ele foi  o deputado estadual mais votado, com 24.009 votos. Foi convidado pelo governador José Agripino Maia para assumir a Secretaria Estadual de Saúde. Faleceu em Natal, no dia 3 de abril de 2009.
FOTO - NO MINUTO

mais

PRIMEIRA EQUIPE MÉDICA DO HRTM

A primeira equipe plantonista assumiu os trabalhos logo após a inauguração, um sábado festivo para a cidade. Na clínica médica, João Batista de Souza; na pediatria, José Maria de Araújo Caldas; cirurgião Francisco Rodrigues de Carvalho; anestesiologista Antônio Xaxá Filho; a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ficou a cargo do médico cardiologista Mizomar Falcão Duarte. O primeiro diretor de pediatria foi o especialista Vicente Forte da Mota. Os primeiros pacientes atendidos e internados foram respectivamente, José Juan da Silva Medeiros e Francisco Olivaldo Gomes.

LEI DANDO NOVA DENOMINAÇÃO AO HOSPITAL TANCREDO NEVES


LEI N° 7.773, DE 20 DE NOVEMBRO DE 1999
Dá nova denominação ao Hospital Tancredo Neves, em Mossoró-RN, e dá outras providências.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE; FAÇO SABER QUE O PÓDER LEGISLATIVO DECRETA E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI:

Art. 1° - Passa a denominar-se HOSPITAL “TARCÍSIO DE VASCONCELOS MAIA”, o Hospital Tancredo Neves, no Município de Mossoró, neste Estado.

Art. 2° Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Palácio de Despachos de Lagoa Nova, em Natal, 20 de setembro de 1999, 111/ da república
GARIBALDI ALVES FILHO
Gilson José Fernandes Marcelino
(PUBLICADO NO DOERN, N° 9.853, DE 21 DE SETEMBRO DE 1999 (TERÇA FEIRA), ARQUIVO DO STPM JOTA MARIA

TARCÍSIO MAIA, ATUAL DENOMINAÇÃO


Tarcísio de Vasconcelos Maia nasceu em Catolé do Rocha, Paraíba, em 26 de agosto de 1916. Filho de João Agripino de Vasconcelos Maia e Angelina Maria Maia. Era pai de José Agripino Maia (senador). Formou-se em Medicina na faculdade de Salvador, Bahia, em 1939. Foi exercer a profissão em Mossoró, onde atuou como clínico, analista, pediatra, radiologista, um especialista como gostava de lembrar.

Tarcísio Maia começou a se envolver na atividade política quando da redemocratização do País, em 1945. Ingressara na União Democrática Nacional – UDN.
Em 1955, depois de ter participado de campanhas eleitorais ajudando amigos como médico, foi convidado pelo então Governador Dinarte Mariz para ser o seu Secretário de Educação. Em 1958 candidatou-se e elegeu-se Deputado Federal.
Em 1975, foi indicado Governador do Rio Grande do Norte pelo então Presidente da República General Ernesto Geisel. Durante o seu governo, até 1979, Tarcísio Maia abriu um novo horizonte de progresso para o Rio Grande do Norte.
Tarcísio Maia faleceu no Rio de Janeiro em 10 de abril de 1998.
FONTE - BLOG DA ESCOLA ESTADUAL TARCÍSIO MAIA, PAU DOS FERROS-RN

TANCREDO NEVES, PRIMEIRA DENOMINAÇÃO

HOSPITAL REGIONAL TANCREDO NEVES (TANCREDO DE ALMEIDA NEVES, NATURAL DE SÃO JOÃO DEL-REI-MG E FALECEU EM SÃO PAULO, NO DIA 21 DE ABRIL DE 1995. FOTO - INTERNET

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

HEMODIÁLISE NO TARCÍSIO MAIA


Começou no dia 17 de maio de 2012 (quinta-feira), o novo Serviço de Hemodiálise do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), que aumentará em cinco vezes o número de sessões realizadas mensalmente em pacientes da unidade. Com a inauguração do novo serviço, com equipamento e equipe de profissionais do próprio hospital, a capacidade de atendimentos aumentará para cem, enquanto anteriormente, eram realizadas apenas 20 sessões mensais.
O diretor-geral do HRTM, Ney Robson, explica que quando assumiu a direção do hospital, a unidade já dispunha do equipamento para a realização das sessões de hemodiálise. No entanto, enquanto o equipamento novo estava encaixotado, o hospital pagava pelo serviço que era realizado por uma empresa terceirizada pelo Governo do Estado.
“Nada justificava ter o equipamento e os profissionais do próprio hospital e mesmo assim arcar com o custo mensal com o contrato com serviço terceirizado. Diante disso, decidimos elaborar o programa para atender todas as normas técnicas da vigilância sanitária, tanto dos serviços como dos profissionais”, frisa.
Segundo Ney Robson, além da economia por não ter que arcar com o compromisso financeiro com a empresa que realizava as sessões, o novo serviço vai gerar receita para o hospital, já que é um serviço público credenciado no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). 
Com o cadastro no CNES, o hospital passará a receber R$ 280,00 por sessão de hemodiálise realizada em paciente agudo. 
“O grande ganho é a expansão do serviço, realizado sem nenhum prejuízo para o hospital. O mais importante é prestar um serviço de qualidade, sobretudo para pacientes em situação crítica”, comenta.
Ainda de acordo com informações repassadas pelo diretor do hospital, o serviço de hemodiálise só funcionava para os pacientes da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Agora com a inauguração do novo serviço, o hospital contará com uma área para a realização das sessões de hemodiálise, que inicialmente contará com apenas um leito, mas será expandida para dois leitos. 
A inauguração do novo Serviço de Hemodiálise do HRTM acontecerá durante solenidade prevista para as 9h.
FONTE - JORNAL DE FATO

PRIMEIRA CAPTAÇÃO DE ÓRGÃO PARA TRANSPLANTE NO INTERIOR POTIGUAR FOI REALIZADA NO HRTM


A saúde pública do Rio Grande do Norte viveu um momento histórico neste final de semana. Pela primeira vez, uma equipe da Central de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde Pública – Sesap realizou a captação de órgãos em uma unidade hospitalar no interior do estado.
A cirurgia aconteceu na noite do dia  4 DE JUNHO DE 2011 (SÁBADO), no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró. Dois médicos cirurgiões, que fazem parte da equipe da Central, embarcaram de Natal no avião do Governo do Estado rumo ao município. A governadora Rosalba Ciarlini garantiu, pessoalmente, a logística para a primeira captação multi-órgãos, acompanhando todo o processo.
De acordo com o coordenador da Central de Transplantes da Sesap, Rodrigo Furtado, foram retiradas as duas córneas, que serão transplantadas em pacientes do Rio Grande do Norte; dois rins, também destinados ao estado; e o fígado, que será transplantado em um paciente de Fortaleza. A preparação da potencial doadora – uma mulher de 61, vítima de Acidente Vascular Cerebral – levou 24 horas, tendo sido mantida artificialmente.
Atualmente, o Rio Grande do Norte é o terceiro estado do país com maior captação de órgãos para transplante, ficando atrás, apenas, de Santa Catarina e São Paulo. Com a boa estrutura existente no Hospital Regional Tarcísio Maia e o treinamento que está sendo oferecido à equipe médica de Mossoró, a expectativa é que o município se transforme no segundo pólo de transplantes do RN, já que Natal ainda é a única cidade a realizar o procedimento.
FONTE: BLOG ROBSON  PIRES

mais

mais

PRIMEIRA CRIANÇA NASCIDA NO HOSPITAL TARCÍSIO MAIA

De acordo com JUREIDE DE BRITO ALMEIDA, a primeira criança nascida no Hospital Tarcísio Maia , filha de JECINA DINIZ SOARES, com 20 anos de idade, nascida no dia primeiro de agosto de 1986, que teve como Médico Ginecologista o Dr. LUÍS EDÉSIO M. NUMES. O recém nascido nasceu de parto normal, do sexo masculino e pesou 3.500 kg e foi foi assistido pela Pediatra Dra. Rosalba Ciarline Rosado, posteriormente prefeita de Mossoró em três mandatos, Senadora da República e atual Governadora do Estado do Rio Grande do Norte

ANTONIA VANDA FERNANDES, PRIMEIRA CRIANÇA ATENDIDA NO HRTM

De acordo com JUREIDE DE BRITO ALMEIDA a primeira criança atendida no Hospital Regional Tarcísio Maia, foi ANTONIO VANDA FERNANDES, no dia 1° de agosto de 1986, atendida pelo Dr. José Maria Caldas

ANTONIO HÉLIO DA SILVA - 1° RECEPCIONISTA DO HRTM

O primeiro Recepcionista do Hospital Tarcísio Maia, em Mososró, foi o senhor ANTONIO HÉLIO DA SILVA que fez o primeiro internamento, de acordo com a pesquisadora JUREIDE DE BRITO ALMEIDA. O senhor Francisco Olivaldo F. Gomes foi o primeiro paciente internado em Clínica Médica, no dia primeiro de agosto de 1986, pelo Dr. D. João Batista.

MAIS

TERRAS POTIGUARES NEWS

TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 16 BLOGS E 1384 LINKS - MOSSORÓ-RN, 28 DE DEZEMBRO DE 2008

STPM JOTA MARIA

STPM JOTA MARIA
HONESTIDADE, HUMILDADE E SINCERIDADE

Acerca de mim

A minha foto
XV BLOG DO STPM JOTA MARIA, COM A FINALIDADE DE DESTACAR ATRAVÉS DE 85 LINKS O PASSADO E O PRESENTE DE MINHA QUERIDA E AMADA CIDADE DE MOSSORÓ-RN - TERRA DE SANTA LUZIA, EQUIPE: STPM JOTA MARIA- JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR